Colunistas ver todos
Título da matéria

Livros sobre Garopaba

04/12/2011, às 16:39:53 - por João Pacheco - Fonte: JP
Fonte:

Pretendemos neste texto apresentar de forma breve alguns livros que tratam de Garopaba. Reconhecer o esforço e a beleza das obras que registram fatos, imagens e desafios a respeito do município é uma singela homenagem aos vários autores que prestam relevante serviço à sociedade e em que comemoramos 50 anos de emancipação política.

Iniciamos lembrando da obra do padre José Artulino Besen, 1980 São Joaquim de Garopaba ( Recordações da Freguesia) já citado. Publicado em 1980, a obra foi encomendada pelo padre Chico, motivada pela comemoração dos cento e cinqüenta anos de criação da Paróquia. A sua leitura é indispensável para quem deseja conhecer um pouco da nossa história. Reúne dados e informações preciosas. È um marco para Garopaba, pois sistematiza os conhecimentos sobre a sua história, mesmo que tenha esgotado o tema.

O professor Manoel Valentim é autor de vários escritos e já publicou dois livros: “Homenagem A Garopaba “Poesia” Garopaba Do Passado E Do Presente”, em 1994 e “História de Garopaba da Armação Baleeira a Comarca, em 2007”. São preciosas pérolas produzidas por seu amor à Garopaba. A primeira obra elaborada toda em verso descreve de forma encantadora Garopaba nos sues vários aspectos: fauna, flora, localidades, fatos relevantes, caminhada histórica. É uma beleza!

A segunda obra aprofunda os seus escritos, amplia os dados e nos presenteia com um belo e importante livro que nos dá base para conhecer e valorizar Garopaba. O professor Valentim desenvolve trabalho primoroso que é pouco conhecido e que está por merecer o reconhecimento e a homenagem dos garopabenses. São obras indispensáveis.

Contamos com duas obras de Fernando Bitencourt de valor inestimável, alem de várias publicações que versam sobre o município, entre mapas, revistas, boletins, entre outros que no seu conjunto compões valioso acervo sobre Garopaba e região. A primeira obra “de Ygara-Mpaba a Garopaba: sete mil anos de História, publicada em 2003 e a segunda “Armações Baleeiras - da Costa Basca a Garopaba”, publicada em 2005 reúnem informações e imagens valiosas que contribuem de forma efetiva para ampliar os saberes sobre a terra com destaque para os conhecimentos sobre a pesca da baleia tão pouco conhecida e menos ainda reconhecida. A contribuição do trabalho e atuação do Fernando ainda está por ser melhor conhecida e admirada.

Dispomos também do livro “Versos do Moriço”, do nosso poeta Mauricio dos Passos, publicada em 2007. Destaca de forma poética pessoas, fatos que marcam parte de nossa história. Vale a pena conferir o seu trabalho.

Outra publicação importante é “Uma Aventura pela História e Geografia de Garopaba”, de autoria de Deisi Scunderlick Eloy de Farias, de Elaine coelho da Luz e de Márcia Fernandes Rosa Neu, publicado neste ano. A obra de iniciativa da secretaria municipal de educação que assim disponibiliza importante subsidia para o trabalho dos professores e de outros profissionais. É uma rica publicação que amplia de forma decisiva o acesso aos conhecimentos sobre Garopaba.

Dispomos de várias outras publicações que tratam de Garopaba, em especial, dos autores já consagrados que abordam a história de Santa Catarina, mas também contamos com várias teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, artigos, coleções de fotografias, entre outras que reunidas constituem valioso acervo para estudos sobre nosso município.

Precisamos contar com o Arquivo Público Municipal, com a Biblioteca Publica, com o museu entre outros meios para conservar e promover a nossa memória como fundamentos do nosso desenvolvimento.

Viva Garopaba!

João Pacheco de Souza

Comentários
ROGER SANTOS DE SENA BALN. CAMBORIÚ - SC - 26/08/2012 às 00:50:08
PARABENS PELO EMPENHO, MANTENHA A HISTÓRIA PREZERVADA A SETE CHAVES CUSTE O QUE CUSTA.
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari