Ótica Luna
14:47 Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
  • Dia do Engenheiro
  • Dia do Arquiteto
  • Dia do Agrimensor
  • Dia do Tango
Colunistas ver todos
Título da matéria

A nova ferramente da agressão do século XXI

04/02/2012, às 12:18:22 - por Débora Pereira Rodrigues - Fonte: Débora Pereira Rodrigues

A revolução industrial trouxe consigo uma série de tecnologias que influenciaram o desenvolvimento de inúmeros setores sociais, beneficiando também, as formas de violência.

Nas décadas passadas a violência estava intimamente ligada ao tráfico negreiro, ao processo de colonização do Brasil e na busca da mulher por um espaço na sociedade. Atualmente, as redes sociais são as novas ferramentas de agressão.

Estudiosos afirmam que a violência psicológica empregada no Ciberbullying é tão prejudicial ao desenvolvimento humano como qualquer outro modo de violência. Anomalias genéticas como a síndrome de Down, a síndrome de Turner ou até mesmo o modo de vestir, de falar ou de pensar de cada ser humano gera preconceitos na sociedade atual. O que era para ser considerado especial e único em cada cidadão, muitas vezes é motivo de piada em redes como Facebook, Orkut ou Youtube por exemplo.

Países como a Venezuela com governos extremamente rigorosos e centrados proíbem a liberdade de informação. Ao pensar Iluminista isto é prejudicial ao desenvolvimento de seres pensantes, a liberdade, a igualdade e a fraternidade que eles tanto pregavam é essencial para vencer o desafio que é se conviver com as diferenças.

Ora, se a liberdade é tão importante tanto nos meios de comunicação virtuais como no dia a dia de cada cidadão, é necessário que não só o governo aja em prol deste assunto, mas que pais e entidades de ensino também se envolvam e ajudem a desenrolar o andamento deste jogo. Evitar abusos, conviver com diferenças e garantir ao mesmo tempo liberdade de informação é uma meta a ser cumprida para não tornar o Brasil um país venezuelano neste quesito.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari