Colunistas ver todos
Título da matéria

Comunidade da LIMPA debate implantação de nova Central de Triagem

23/10/2011, às 03:28:30 - por Professor Rui - Fonte: Prof. Rui Barcellos
Fonte: rui

Tendo por local o Centro Social e Comunitário da Associação dos Moradores da Limpa (AMOLIM) foi realizado na noite de 20 de outubro uma Reunião Plenária com a presença de aproximadamente 100 moradores da comunidade. A reunião foi conduzida pelo Presidente da AMOLIM, Senhor Emerson e contou com a presença do Prefeito Municipal de Garopaba, Luiz Carlos Luiz, do Diretor da Empresa RESAMB, Joaquim da Silva Pacheco, da Chefe da APA da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha e do Vereador Jackson Sena. Inicialmente o Senhor Joaquim explicou que a mudança do local onde funciona atualmente a central de triagem deve-se ao fato de ter encerrado contrato de arrendamento do terreno e o proprietário não tem mais interesse em renová-lo. Atualmente está sendo definida a melhor área para implantação na nova Central de Triagem considerando o aspecto sócio ambiental, localização e espaço já prevendo futuras ampliações visando comportar o crescimento de Garopaba. No momento está sendo tratada a aquisição de uma área localizada no bairro da Limpa. Foi apresentada aos presentes através de um áudio visual, a planta de um Galpão pré-moldado com 40 metros de comprimento com 25 metros de largura que será construído no local , assim como todo o tratamento de efluentes/águas residuárias será composto de sistema de fossa/filtro anaeróbico mais zona de raízes e valas de infiltração. Quando em operação haverá monitoramento trimestral de eficiência do sistema de acordo com a Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Serão providenciados pela empresa os Licenciamentos Ambientais junto a FATMA previstos em Lei bem como o Alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal. Usando da palavra a Senhora Elizabeth, disse da importância deste encontro onde a comunidade tem a oportunidade de tomar conhecimento de maneira clara e transparente do que se pretende realizar com a construção de uma Central de Triagem de resíduos Sólidos, tendo com isto oportunidade de tirar suas duvidas e manifestar-se num assunto tão importante como este.

Logo após aconteceram, varias manifestações dos moradores em sua maioria contra a implantação de Central de Triagem.

O Prefeito Luiz Carlos Luiz, disse que veio até a comunidade principalmente para ouvir o posicionamento dos moradores, ressaltando que após a explanação do Senhor Joaquim a comunidade terá oportunidade de fazer sua avaliação, e posicionar-se sobre este assunto. Iremos pedir à empresa que faça um Projeto mais detalhado de todas as etapas, e principalmente mostrando toda a dinâmica de recolhimento e destino final dos resíduos sólidos que serão realizadas com a implantação da nova central, retornando assim que estiver pronto este trabalho para um novo encontro com a comunidade concluiu o Prefeito Municipal.

No encerramento foi entregue ao Prefeito Municipal um abaixo assinado contrário a construção contendo mais de 400 assinaturas de moradores do bairro da Limpa.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari