Ótica Luna
13:56 Terça-feira, 11 de dezembro de 2018
  • Dia do Engenheiro
  • Dia do Arquiteto
  • Dia do Agrimensor
  • Dia do Tango
Colunistas ver todos
Título da matéria

Uma Aventura na Cordilheira dos Andes

28/09/2011, às 00:11:14 - por VAVÁ - Fonte: Viajantes
Fonte: Estrada Caracol

“Um território inóspito, porém um paraíso para os olhos“

Em novembro de 2006, eu e dois amigos: Brígido e sobrinho Edson, tomamos a iniciativa de fazer uma aventura de Eco Sport, via Cordilheira dos Andes, de Garopaba ao Chile.

Malas prontas, Carta Verde na mão - documento necessário para viagens pelos países do Mercosul.

Saída às cinco da manhã, percorremos mil e cem km no primeiro dia,com pernoite na cidade de Federal, próximo ao Túnel subfluvial no Rio Paraná. No dia seguinte, passando por Santa Fé, rumo à Mercedes, que situa-se na Rota Sete, que nos levaria à Cordilheira. Após mais um dia de estrada, diga-se de passagem, muito boas as rodovias Argentinas, com retas intermináveis de até 200 km.

Ufa, vamos dormir, cidade de La paz, próximo à Mendoza. A cidade de Mendoza, fica ao pé da Cordilheira, numa área desértica, com muito verde nas ruas por onde passamos. Verde numa região desértica??? Sim, tudo ali é irrigado, existem canais na lateral das ruas, com água de represas com fonte no degelo glacial. Finalmente ingressamos na Cordilheira, todos curiosos, para desvendar seus fascínios.

Almoçamos na Vila de Los Penitentes,uma deliciosa Parrilla Argentina. Deparamos, após cruzar vários túneis no percurso, com o principal túnel de 4,5 Km, cuja divisa geográfica com o Chile fica bem no centro do mesmo. Benvenidos ao Chile!!! Então a Aduaneira Chilena, congestionada, uma hora de chek-in. Portillo em seguida, o melhor salmão, com preço bem inferior ao brasileiro. Claro, eles é que produzem essa maravilha de pescado.

Descemos o Caracol, até Valparaiso e Vinha del Mar, molhamos os pés na água gelada do Pacífico e retornamos, pois tínhamos Carta Verde apenas para dez dias. Retornamos por Buenos Aires, Pernoite em Tunuyan, Lujan e Uruguaina. Já com muita saudade da nossa tranqüila Garopaba, após sete mil km percorridos, comemoração junto à família, por estarmos vivos.

Curiosidades:

Na cordilheira chilena existe uma pequena capelihna à margem da estrada, erguida pelos caminhoneiros, em homenagem à uma índia Mapuche, que tentando cruzar a cordilheira a pé, pereceu por inanição, cujo seu bebê, continuava vivo sugando o seio da mãe falecida.

Recebemos três multas na região de Entrerios – Argentina - por Por estarmos somente com sinaleiras acesas – a norma é luz baixa.

Por usarmos aquela peça para puxar reboque, conhecida por bolinha.

Por insistirem que nossa Carta Verde estava vencida - não existiu argumento para provar o contrário.

Nos levaram U$ 300,00 em três multas, na maior cara de pau.

A Cordilheira Andina é um espetáculo indescritível, seu povo acolhedor, muita simpatia pelos brasileiros, tanto na Argentina como no Chile. Sua geografia, seus rios e geleiras, uma paz, uma recarga espiritual, para àqueles que se dispuserem a desvendar seus mistérios.

Nivaldo de Abreu [Vavá Teletron]

Comentários
Joel Guedes Campo D´Una - SC - 28/09/2011 às 18:28:37
Que belo passeio Viajantes. Sonho um dia fazer o norte da Argentina, saindo por Dionísio Serqueira-SC e descer até Ushuaia, voltando pelo litoral atlântico, passando pelo Uruguai - a travessia do rio da Prata já fiz pela internet, o navio q leva carros, caminhôes e passageiros é um luxo...
Vo leva uns dolares falsos para os patrulheiros...rsrrsrsr
ricardo GAROPABA blauth GAROPABA - SC - 28/09/2011 às 18:48:35
ALO VAVÁ

Não conhecia este teu lado viajante-aventureiro.
Acredito que tenhas mais histórias para compartilhar
Alisson Humberts São José - SC - 29/09/2011 às 19:28:04
Uma pena que não pude ir junto....fica para a próxima!!
Parabéns pela aventura e pela corajem!!

Claudete Garopaba - SC - 30/09/2011 às 11:16:32
Olha só o Vavá numa viagem para a Cordilheira, muito legal, deve ser mesmo muito fantástico....Parabéns..Abraço
Cida Amorim Morrinhos - SC - 30/09/2011 às 11:31:48
Linda viagem, parabéns pelo roteiro. Pretendo um dia conhecer este lugar que parece ser realmente maravilhoso!!!
Jeferson Perin Corona, California - SC - 30/09/2011 às 11:41:11
Eu fiz roteiro similar há vários anos atras e, realmente, eh uma aventura para se deleitar na abundacia de paisagens atípicas para muitos brasileiros. Uma das paradas que mais gostei foi em Los Andes para visitar uma fazenda de trutas. Continue compartilhando as aventuras!!! Abracos.
Marcos (Cabeluda) Garopaba - SC - 02/10/2011 às 23:08:56
Boa Noite,
Não gostei da história, ela é bem chata, pois não nos traz nada de valores culturas. Me parece uma aventura de velho, com mais de 80 anos, que não tem nada a fazer então ficam inventando essas inutilidade sem nexo. Portanto, é necessário que uma ferramenta de utilidade publica, como essa, não seja feita de histórias pessoais que deveriam estar no orkut e facebook, e sim feita de assuntos relevantes formulada por pessoas mais jovens e inovadoras que possam trazer algo a acrescentar de cultura e informação da nossa cidade. Então, por favor, é melhor deixar essa parte de jornalismo para quem entende e fazer o seu papel de advogado do prefeito que vc faz muito bem. Abraço.
Obs: Não leve essa critica para o lado pessoal é apenas a minha opinião, pois essa história tem valores, as apenas para serem contadas para nossos netos.
Thayse Vasconcelos Centro - SC - 03/10/2011 às 09:46:39
Muito legal Vavá!! Viajar, desbravar, conhecer e ter a oportunidade de compartilhar estas vivências... Muito bom!
Brígido Botelho Ferrugem - SC - 03/10/2011 às 11:06:19
Parabens pela iniciativa do site, um espaço democratico onde todos podem expor suas ideias, valeu!!!!
Mas em relação a viajem foi uma aventura inesquecivel, e tudo que vivenciamos foi um aprendizado para nos, e ao compartilharmos estamos enriquecendo nossa cultura sim,onde eu não vejo nenhum teor cultural é em criticas!
Priscila Centro - SC - 03/10/2011 às 15:00:52
Muito bom, Vavá. Parabéns pela história e pela aventura.
Infelizmente não são todos que tem a oportunidade de desfrutar de um momento maravilhoso desses, somente com o relato dos amigos é que podemos imaginar.
Tem pessoas tão infelizes por não terem condições de fazer algo semelhante que acabam escrevendo besteira.
O que a maioria quer nessa vida é ter muita história para contar aos netos. Feliz é quem tem história!
Sergio Roberto Rodrigues Garopaba - SC - 03/10/2011 às 19:58:39
Meu prezado e amigo, Váva, achei, fantastica, esta aventura quizera eu tivesse esta oportunidade, de participar,como se diz lá no Sul, ( esta gauchada) afinal estas aventuras sempre nos trazem,conhecimentos, culturais, e novos aprendizados, e termos algo para contar, na vida, e serão sempre doces lembranças, independente de idade, pois só é velho quem quer, hehehe, e a vida é para ser vivida,um grande abraço, do Tio do Amendoin.
Carlos Michael da Silva Garopaba - SC - 03/10/2011 às 23:55:10
Parabens pela coragem é uma bela viagem pelo um belo lugar ve se da proxima vez convida porque convidar só pra ir cantar no ambrosio não vale hahaha.
Carlinhos da Radio Garopaba - SC - 04/10/2011 às 14:45:10
Legal, assim deve ser feita a vida, de histórias para serem contadas. Delas tiramos as lições que nos servem para a vida, parabéns.
Gilmar da Encantada Garopaba - SC - 04/10/2011 às 19:47:28
Vavá, fizeste um relato de trajeto que a maioria deve ter ficado tentada a percorrer também. Com relação ao comentário da cabeluda, credo, que é isso... Chama a narrativa de história, chama os idosos de incapazes e te rotula como tal, clicou por que quis no teu blog e vem dizer que roubaste espaços, quer substituir tua "chatice" por "valores culturais"(a coisa mais interessante do mundo),quer reserva de mercado para jornalista no teu pequeno espaço, não falaste no relato em politica , ele te chama de advogado do prefeito, e ainda termina dizendo que NAO FOI NADA PESSOAL ??? Este cara deve ser uma pérola de pessoa... Ele não tendo nada pessoal contra mim, ja corro risco de vida...
Grazi GAROPABA - SC - 04/10/2011 às 22:58:21
Pavoro!!! fazer uma viagem dessas é inesquecível,com certeza uma aventura e tanto.Parabéns!
Paula, filha do Brígido Ferrugem - SC - 04/10/2011 às 23:34:07
Não entendi como uma viajem ao andes pode ser uma "inutilidade sem nexo", pra mim sair dos livros de geografia e ir conhecer os andes pessoalmente é o maior enriquecimento cultural que eu podia adquirir! e só uma narrativa de quem esteve lá, e tem o ponto de vista parecido com o nosso, pode ser tao interessante quanto ir lá nós mesmo! me prendeu do inicio ao fim o texto, achei maravilho! pudera eu ter essa disposição de um velho de 80 anos de ficar dias dirigindo sem parar, encarar as paisagens de tirar o folego e ainda vir compartilhar conosco a experiencia! só o que eu tenho a dizer é: Parabéns pro seu Vavá, Edson e ao seu Brígido!! vocês são os caras!
ELIETE garopaba - SC - 05/10/2011 às 17:24:12
Parabéns Vavá pela viagem e pela iniciativa de compartilhar conosco uma aventura tão linda. Se pessoas invejosas e pobres de espirito não tem a capacidade de fazer o mesmo então é um favor nem comentar, ainda mais para compartilhar problema pessoal, o Senhor tem a admiração de muitos por ter a capacidade de fazer uma viagem assim.
Nivaldo de Abreu Centro - SC - 07/10/2011 às 11:54:14
Meus sinceros agradecimentos ao Fernando, por ter me formulado o convite, para contribuir com seu Site. Foi uma honra, Fernando, e dentro de minhas limitações,procurarei corresponder suas espectativas e de seu público.

A todos que pegaram uma carona comigo nesta aventura, postando suas mensagens, também meus agradecimentos.

Abraços à todos, até a próxima!!!

Nivaldo de Abreu
Alejandro Garopaba - SC - 08/10/2011 às 00:34:38
... moro em Garopaba a mais de sete anos, antes de morar neste paraíso, passei muitos anos de minha vida viajando pelo mundo, sou uruguayo ( sim ... com y ) nasci em Montevidéu, conheço Argentina, Paraguay, Chile, Perú, Bolivia ,Estados Unidos ,muito de Brasil desde Salvador ate Porto Alegre em fim; .... meus dois passaportes visados ,falam melhor do que eu em relação a tantos viagens feitos; e sou testemunha sem duvidar, de que atravessar a Cordilheira dos Andes e uma experiencia como pocas de absoluto respeito com a natureza ,e somente pode falar isso quem alguma vez tenha a possibilidade de conhecer uma região tão imponente, parabéns a todas as pessoas sem importar a idade que tenham o espirito de aventura capaz de ir atras do desconhecido ... isso é cultura.
Angélica Pentz Porto Alegre - RS - 10/10/2011 às 15:53:33
Parabéns Vavá!
Primeiramente pela coragem e por dividir esse feito incrível, uma viagem assim precisa ser divulgada mesmo, quem sabe outros aventureiros não criam coragem e realizam um sonho tão grande quanto foi o percurso do seu, porque só pode ser chamado SONHO esse lugar lindo que nos faz pensar que o mundo é realmente lindo e que vale a viver nele até para, quem sabe, um dia conhecer essas belezas!
Gisele Damazio Silveira- Contadora Campo Duna - SC - 10/01/2012 às 13:38:00
Parabéns seu Vavá!!! Achei incrível o passeio de vocês! Vou ficar aguardando a próxima aventura.....heheheheh
NIVALDO ABREU PALHOÇA - SC - 26/09/2012 às 20:10:35
PARA ENCONTRAR UMA PAZ ESPIRITUAL AS VEZES É PRECISO IR ALÉM MAIS. NOSSO PLANETA ESTA AI MOSTRANDO O QUE TEM DE MELHOR PARA SER VISTO. FELIZ QUEM TEM OPORTUNIDADE E A CORAGEM DE IR.
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari