Colunistas ver todos
Título da matéria

Livros sobre Garopaba

04/12/2011, às 16:37:01 - por João Pacheco - Fonte: João Pacheco
Fonte:

Pretendemos neste texto apresentar de forma breve alguns livros que tratam de Garopaba. Reconhecer o esforço e a beleza das obras que registram fatos, imagens e desafios a respeito do município é uma singela homenagem aos vários autores que prestam relevante serviço à sociedade e em que comemoramos 50 anos de emancipação política.

Iniciamos lembrando da obra do padre José Artulino Besen, 1980 São Joaquim de Garopaba ( Recordações da Freguesia) já citado. Publicado em 1980, a obra foi encomendada pelo padre Chico, motivada pela comemoração dos cento e cinqüenta anos de criação da Paróquia. A sua leitura é indispensável para quem deseja conhecer um pouco da nossa história. Reúne dados e informações preciosas. È um marco para Garopaba, pois sistematiza os conhecimentos sobre a sua história, mesmo que não tenha esgotado o tema.

O professor Manoel Valentim é autor de vários escritos e já publicou dois livros: “Homenagem A Garopaba “Poesia” Garopaba Do Passado E Do Presente”, em 1994 e “História de Garopaba da Armação Baleeira a Comarca, em 2007”. São preciosas pérolas produzidas por seu amor à Garopaba. A primeira obra elaborada toda em verso descreve de forma encantadora Garopaba nos seus vários aspectos: fauna, flora, localidades, fatos relevantes, caminhada histórica. É uma beleza!

A segunda obra aprofunda os seus escritos, amplia os dados e nos presenteia com um belo e importante livro que nos dá base para conhecer e valorizar Garopaba. O professor Valentim desenvolve trabalho primoroso que é pouco conhecido e que está por merecer o reconhecimento e a homenagem dos garopabenses. São obras indispensáveis.

Contamos com duas obras de Fernando Bitencourt de valor inestimável, alem de várias publicações que versam sobre o município, entre mapas, revistas, boletins, que no seu conjunto compõe valioso acervo sobre Garopaba e região. A primeira obra “de Ygara-Mpaba a Garopaba: sete mil anos de História, publicada em 2003 e a segunda “Armações Baleeiras - da Costa Basca a Garopaba”, publicada em 2005 reúne informações e imagens valiosas que contribuem de forma efetiva para ampliar os saberes sobre a terra com destaque para os conhecimentos sobre a pesca da baleia, tão pouco conhecida e menos ainda reconhecida. A contribuição e atuação do Fernando ainda está por ser melhor conhecida e admirada.

Dispomos também do livro “Versos do Moriço”, do nosso poeta Mauricio dos Passos, publicada em 2007. Destaca de forma poética pessoas, fatos que marcam parte de nossa história. Vale a pena conferir o seu trabalho.

Outra publicação importante é “Uma Aventura pela História e Geografia de Garopaba”, de autoria de Deisi Scunderlick Eloy de Farias, de Elaine coelho da Luz e de Márcia Fernandes Rosa Neu, publicado neste ano. A obra de iniciativa da secretaria municipal de educação que assim disponibiliza importante subsidio para o trabalho dos professores e de outros profissionais. É uma rica publicação que amplia de forma decisiva o acesso aos conhecimentos sobre Garopaba.

Dispomos de várias outras publicações que tratam de Garopaba, em especial, dos autores já consagrados que abordam a história de Santa Catarina e também contamos com várias teses, dissertações, trabalhos de conclusão de cursos, artigos, coleções de fotografias, entre outras que reunidas constituem valioso acervo para estudos sobre nosso município.

Precisamos contar com o Arquivo Público Municipal, com a Biblioteca Publica, com o Museu, entre outros meios, para conservar e promover a nossa memória como fundamento do nosso desenvolvimento.

Viva Garopaba!

Comentários
Andrei Linhares Areias de Palhocinha - SC - 06/12/2011 às 15:55:15
De alguma maneira o mare já fez uma boa tarefa para este arquivo sigelo mais valioso de obras, sobre a pequena armação, pois, nossas amostras apontaram sempre em divulgar e homenagear obras e autores, agora queremos ampliar com o evento que vai de 13 a 19, vamos juntos, construir a direção, e que a mare seja boa, e que saia o livro do Pacheco...
ricardo GAROPABA blauth garropaba - SC - 07/12/2011 às 11:02:38
BOA INICIATIVA JOÃO
lembrar tudo que já foi escrito pelo lugar que moramos e amamos.....
que venham mais.
JOAO PACHECO DE SOUZA Areias de Palhocinha - SC - 07/12/2011 às 20:16:43
Prezados Blauth e Andrei!
Parece que a energia que nos liga é forte. Continuamos de forma interessante neste espaço contribuindo com o debate e formulando questões interessantes. Agradeço as palavras. Compartilho que devo inicar o curso de história na UDESC em 2012 e certamente o envolvimento vai de ampliar.
Um abração e parabens pelos textos que que estão postando.
João Pacheco de Souza
José Antônio Areias de Macacu - SC - 12/12/2011 às 08:27:36
Que maravilha, João! É muito importante estarmos lembrando a comunidade do acervo existente sobre nossa querida Garopaba, e mais ainda, valorizar sempre seus autores. Só quem conhece sabe que realmente são pérolas. abraços!
JOAO PACHECO DE SOUZA Areias de Palhocinha - SC - 18/12/2011 às 17:04:38

Olá Zé!
As possibilidades de ampliar esta atenção ao tema depende do envolvimento de mais pessoas. Poderiamos pensar em desenvolver projeto na rede municipal.
Obrgado!
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari