Ótica Luna
21:59 Domingo, 20 de maio de 2018
  • Dia do comissário de menores
Colunistas ver todos
Título da matéria

O que é psicologia?

09/01/2012, às 15:34:29 - por Jóici Jordão Psicóloga - Fonte:
Fonte:

Quando pensei em escrever um artigo, fiquei me perguntando: O que o leitor gostaria de saber sobre a psicologia? O que realmente seria relevante? E foi aí que tive a idéia de começar pelo básico.

Afinal de contas, o que é a psicologia?

Dizem por aí que é o “estudo da mente” e até mesmo da “alma”. Outros consideram que é o estudo do comportamento dos seres vivos (humanos ou não). Outros dirão que é o estudo da consciência humana, do inconsciente, e outros, ainda, da personalidade.

E você querido leitor já pensou nisso?

Podemos começar pela definição da palavra psicologia. Essa de origem grega: Ψυχολογία = Psyche + logia. Psyche significa alma ou mente. Logia vem de logos, que quer dizer: discurso, conhecimento, ciência.

Poderíamos discorrer sobre infinitas possibilidades de informações e definições a respeito do que é a psicologia, mas não tenho a pretensão de responder de modo definitivo essa questão. Até mesmo porque não seria nada fácil, já que nem os mais renomados da área chegaram a uma única definição para tantas as linhas teóricas que abrangem o universo da Psicologia.

Sendo assim, vou arriscar e escrever para você, querido leitor, a definição que me parece mais compreensiva. A psicologia é uma ciência e uma profissão. O que quer dizer isso? Significa que ela é ciência, porque é um campo de conhecimento (estudos acadêmicos) e também uma profissão, pois quando saímos da academia passamos a aplicar aquilo que aprendemos, como por exemplo, em clínicas, consultórios, hospitais, unidades básicas de saúde, empresas, escolas, ONGs, etc..

O campo de conhecimento da psicologia é uma área muito recente (antes estava subordinada à Filosofia e às Ciências da Saúde). A ciência se caracteriza pela exatidão de sua construção teórica, e, quando uma ciência é muito nova, ela não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas, que permitam determinar com maior precisão seu objeto de estudo. Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. A dificuldade em se encontrar um único objeto de estudo (tornando assim, a psicologia uma ciência paradigmática) pode estar relacionada ao fato de os cientistas terem diferentes concepções de homem e de mundo. Não existe um cientista “puro”; ele sempre terá alguma posição filosófica, teológica ou ideológica.

Dessa forma, podemos dizer que a psicologia é uma ciência que estuda o ser humano integralmente no seu meio, em suas relações com os outros e com o mundo. Ela busca compreender o desenvolvimento humano (individualmente ou em grupo), as emoções, os sentimentos, a forma de pensar, o comportamento humano e o animal também, o comportamento de um grupo, etc..

Logo, entendemos que a psicologia lida com aquilo que é muito importante para o ser humano: nós mesmos! Então, concluímos que a psicologia não é apenas o estudo da mente. E nem, tão pouco, o estudo do comportamento por si só, pois o fenômeno psicológico (seja ele qual for) se dá na relação do ser humano com o meio que o cerca.

Jóici Jordão

Psicóloga – CRP 12/10147

Contato: (48) 9146-3025 / (48) 9970-1927

Rua Ismael Lobo, 60 | Sala 04 | Centro | Garopaba

Comentários
Daniela de Souza Vieira Garopaba - SC - 10/01/2012 às 00:32:28
Parabéns Jóici! O texto está escrito de uma forma clara, de fácil entendimento. A psicologia é uma área muito importante e muitas pessoas tem dúvidas relacionadas a esta ciência. Será muito legal ter sua contribuição neste espaço!
Gisele Damazio Silveira Campo Duna - SC - 10/01/2012 às 13:17:59
Parabéns Jóici!!!
Fico muito feliz em ver você também como colunista e podendo dar sua valiosa contribuição para o crescimento dos Garopabenses, estou ansiosa para ler a próxima publicação e aprender um pouco mais com os seus conhecimentos.Abraço!
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 14/01/2012 às 09:09:31
Pela sua definição tomo a liberdade de definir a psicologia, como um ramo do conhecimento: "que é uma investigação filosófica, sociológica e antropológica: cujo objeto em si é o ser humano e suas relações intrínsecas com fenômeno chamado mundo: que pretende entender o comportamento emocional em cada meio que o individuo humano está inserido no tempo e no espaço...”.
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari