Colunistas ver todos
Título da matéria

MAGIA E CIDANANIA

24/01/2012, às 20:20:01 - por Paulo Botafogo - Fonte:
Fonte:

SERGIO SARAIVA está postando no facebook uma verdadeira crônica fotográfica da temporada de 2012. Um belíssimo e importante trabalho. Flagrantes diários do que está acontecendo aqui. O título é ótimo, e daria uma bela capa de livro: “Enquanto isso em Garopaba...” Vendo as fotos do Sérgio nos transportamos para um visual de plasticidade, de sonho. O artista nos coloca num outro patamar existencial, olhando a beleza que existe e a que acontece. Ygarapaba, você se transforma, mas a é sempre bela. Obrigado Pantera.

ANDANDO PELA CIDADE o clima é agradável. Tem bastante gente, mas não demais, as pessoas são educadas, há alegria no ar, os bares e restaurantes trazem os músicos pra tocar na noite, brisa do mar, tomar um no Kimo e mergulhar no infinito universo da música e do amor. O samba de Daniel Gaya faz as pessoas dançarem nas mesas e nas ruas, a maresia bem pertinho. Claudio Vera Cruz e os Beatles! Vou parar porque há muitos, cada um no seu estilo. Uma das urgências da Secretaria de Cultura é uma sala para os artistas se apresentarem. A música está.

CANIL À BEIRA MAR. O Diário Catarinense do dia vinte e sete de dezembro de 2011 Publicou na contra capa uma grande foto de um cão se coçando em plena Praia de Canasvieiras. E um texto: “A lei não pegou, mas o banhista pode pegar várias doenças causadas pelos cães na praia. Em Florianópolis, a proibição existe desde 2001, mas muitos turistas levam seus animais de estimação para tomar sol e até dão banho neles! Há também muitos cachorros abandonados que circulam pela orla. Os cães podem transmitir: Bicho geográfico, Leishmaniose, Raiva, Lepstopirose, Sarna, e Micoses”. Só ? Ta bom, cão na praia, não !

NO DOMINGO DIA 22 um grupo de pessoas de mente e coração aberto fizeram uma manifestação a favor dos direitos universais dos animais. Uma coisa bonita, um exemplo para nossas crianças. Na verdade, a proteção animal avança, mas lentamente, como tudo na história da humanidade. Mas avança, isso é que é importante. Em nossa cidade o imenso problema dos animais nas ruas recebe atenção maior na temporada. Há comentários que cães estão sendo recolhidos na Ferrugem e em outros lugares. Uma medida pra inglês ver, ou pra turista não ver. Pouco ou nada se resolve assim. Trata-se de um problema de educação (das pessoas) e de impunidade. Por que não se começa nas escolas? Por quê? A educação é tudo.

OS VISITANTES também exibem falta de educação comunitária, pergunta-se se agem assim em suas cidades. Será? Perto aqui de casa uma grande família veio pra praia e trouxe seu canzarrão (ainda bem, melhor do que aqueles que abandonam os seus quando saem de férias) e o soltam na rua! Absurdo. As camionetes importadas exibem status, será que eles não têm informações, ou contam com a impunidade em Garopaba? Hoje cedo quando saí vi o canzarrão sendo atacado por um cão “de rua” (melhor seria dizer “cão na rua”, porque é de uma família que o colocou pra fora porque comprou outro “de raça”) e ele ainda pôde escapar porque é de boa índole, senão seria mais uma tragédia canina na cidade. Mais uma.

COM ESSE COMPORTAMENTO, nenhuma prefeitura do mundo resolverá nada. É preciso leis e aplicá-las. As pessoas gostarão muito de vir pra uma cidade onde existe lei e ordem. Ou de novo vamos esperar janeiro de 2003 para rapidinho recolhermos os cães por aí e amontoá-los aonde? O programa de castração da secretaria de saúde é uma medida acertada, controla a superpopulação. Faltam programas de educação nas escolas aplicação e criação de leis municipais. Vocês são muito bem-vindos, sua presença embeleza e alegra nossa cidade. Cada dia, cada minuto é o que importa. Não olhe para trás. Ame agora. Afinal, Love is All .

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari