Ótica Luna
23:28 Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Estivador
  • Dia do Corretor de Seguros
Colunistas ver todos
Título da matéria

A "Evolução Cubana"?

26/01/2012, às 11:37:06 - por Pandora Mascarenhas Pacheco - Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/01/governo-concede-visto-para-blogueira-cubana-visitar-o-bras
Fonte: Imagem divulgada pela blogueira no Twitter mostra o visto concedido pelo Brasil (Foto: Reprodução)

Conhecida mundialmente pelas polêmicas em seu blog, Yoani Sánchez é uma jornalista cubana dita por muitos como defensora da liberdade de expressão em Cuba em um regime de aspectos ditatoriais.

Considerada dissidente pelo governo Cubano, Sánchez afirma ter sofrido vários abusos por parte do governo de Fidel Castro e seu sucessor, Raul Castro, justificados pela audácia da blogueira de enfrentar o governo em sua página na internet.

Em 2008, o acesso ao site passou a ser restrito, e sem conseguir atualizar seu blog, conhecido como Geração Y, ela contou com a ajuda de colaboradores fora de Cuba para atualizar seu blog, que hoje é traduzido para 15 idiomas.

Sánchez, que precisa de autorização para sair de Cuba e já lhe foi negada 18 vezes, conseguiu no último dia 25 de janeiro, o visto para visitar o Brasil como turista, em resposta ao convite do documentarista baiano Dado Galvão, para que ela participe da pré-estréia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, que acontece no próximo dia 10 de fevereiro.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota à respeito da concessão do visto à cubana:

Concessão de visto à Senhora Yoani Sánchez

25/01/2012 -

A Senhora Yoani Sánchez, de nacionalidade cubana, recebeu convite do cineasta Cláudio Galvão da Silva para comparecer à exibição de estréia do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, em Jequié – Bahia, prevista para o dia 10 de fevereiro próximo.

Em 20 de janeiro, a Senhora Sánchez solicitou, junto à Embaixada do Brasil em Havana, visto de turista para viajar ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores informa que a Embaixada já concedeu o visto."

Basta saber agora se o governo cubano irá autorizar a saída da blogueira de seu país de origem.

Comentários
Nivaldo de Abreu Garopaba Centro - SC - 30/01/2012 às 18:48:40
Evolução Cubana ? ou ainda revolução cubana? Regime superadíssimo, com alguns fãs até mesmo na nossa pacata Garopaba. Com que direito nos dias atuais o homem ainda tem que ser privado de sua liberdade de ir e vir? Sou mais a nossa democracia corrompida, que ainda nos mantém livres e soltos para o que der e vier.
Parabéns Pandora, o lixo Cubano deve ser mesmo exposto, para que tracemos paralelos com o nosso maravilhoso Brasil. Abraço
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 31/01/2012 às 09:10:22
Bom, regime de aspectos ditatoriais é eufemismo para tal, qual exerce extrema repressão a quem pensa e age diferente, assim como fazem por aqui mas de maneira mais sútil, e com pelo menos vários direitos que podem nos defender da tentativa de calar a imprensa, na verdade o problema não é calar-se, mas o de não poder se mover, este é o pior deles, mas pergunto, quando somos obrigados a pagar um pedágio para continuar trafegando, não estamos pelo menos em tese sendo lesados na liberdde do ir e vir!? Bem tomara que esta Cubana cansada de ser negada, consiga o visto e fuja de uma vez por todas da repressão...
Pandora Mascarenhas Garopaba - SC - 31/01/2012 às 11:13:22
Obrigada pela participação pessoal! A presidente Dilma está em visita à Cuba até o final desta terça feira, e em encontro com o presidente Raul Castro, irá argumentar a favor da blogueira, mas sem muita ênfase para não afetar os laços bilaterais. Estou acompanhando para saber se Cuba irá autorizar a saída de Sanchez do país. =D
Pandora Garopaba - SC - 03/02/2012 às 16:26:57
Acabei de ler que Cuba irá autorizar a saída da blogueira dissidente do país para visita ao Brasil.
http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/02/03/sinal-verde-cubano-yoani-vira-ao-brasil/
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari