Colunistas ver todos
Título da matéria

VELHOS ENSINAMENTOS

26/01/2012, às 17:07:19 - por Blauth - Fonte:
Fonte:

Os conhecimentos acumulados e ensinados nas escolas, nos estudos normais, nas pós graduações e doutorados, nunca prescindirão dos ensinamentos que os "velhos" detém.

Lembrei- me disto outro dia conversando com um técnico eletrônico, meu amigo que fazia reparo num equipamento que minha cadela pastora alemã havia danificado com sua brincadeiras de filhote com poucos meses.

Contou-me um fato real com ele acontecido. Pescador como hobby, havia ido até um local onde elevação de pedras avança mar adentro, perfeito para tentar pescar garoupa, peixe de tocas na base do paredão. O local é aqui conhecido como Galeão pois parece com a proa de uma grande embarcação.

Tinha se preparado para entrar noite adentro, pois fisgada a garoupa briga muito e as vezes é demorado puxá-la para fora d’água. Havia se preparado com lanternas para achar como escalar as pedras na escuridão.

Tal aconteceu. Quando quis retornar constatou que estava sem carga na bateria da moderna lanterna. Escuridão total, seria perigoso trilhar entre os paredões, quando não, impossível.

Foi quando viu uma pequena luz se aproximando. Era um velho pescador que iluminava seu caminho com uma vela dentro de uma garrafa pet, protegida do vento e com a chama forte e firme.

Conseguiu sair dali seguindo o velho que nunca havia usado uma lanterna que não fosse uma simples vela.

Reflexão para quem não acredita que velhos e simples métodos, podem ser mais úteis que ferramentas modernas que podem falhar.

Dá pra pensar bastante a respeito e certamente você ou alguém com quem você conversa certamente conhecerá histórias parecidas.

Empreendedores “antenados” tiram deste ensinamentos “lições” de criatividade para lanternas românticas.

RICARDO garopaba BLAUTH

Comentários
Nivaldo de Abreu Panorâmico Centro Garopaba - SC - 26/01/2012 às 21:01:45
Ricardo, bom que nossa conversa, foi traduzido em um belo texto. Sabedoria popular, tem que ser resgatada, pois realmente com uma garrafa pet, uma janelinha aberta na lateral da mesma, sem tampa e uma vela fixa em sua base, a ventania nem conseguia mexer sua chama.
Uma grande lição, fui conduzido com a garoupa de doze quilos, até as ruas iluminadas da cidade, graças a SABEDORIA POPULAR.
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 31/01/2012 às 09:17:20
A simplicidde e a praticidade são as luzes do ensinamento aprendido com o tempo, tanto que se o camarada tivesse levado algumas pilhas de reserva já bastaria para sanar o problema, vai que o vento ou não percíria que não parece neste caso, derrubasse a garrafa pet e ela pegasse fogo, o problema não é o equipamento escolhido mas como usa-lo e prever situações surpresas, passei por este problema aqui em casa, e observando e aí concordando com o que falas, pois, o exemplo é a simplicidade de como fazer as coisas funcionarem, refleti que temos que sempre pensar, pode acontecer um imprevisto com a gente, sempre...
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari