Ótica Luna
23:28 Quinta-feira, 18 de outubro de 2018
  • Dia do Médico
  • Dia do Pintor
  • Dia do Estivador
  • Dia do Corretor de Seguros
Colunistas ver todos
Título da matéria

Em Busca de Tesouros

27/01/2012, às 15:33:44 - por VAVÁ - Fonte: Nivaldo de Abreu - Vavá
Fonte:

Em meados da década de setenta, eu e três outros amigos, influenciados por noticias de tesouros enterrados em nossa região, resolvemos fazer a aquisição de um equipamento com objetivo de detectar tesouros escondidos.

Idéia formatada partimos para ação. Nos dirigimos a Taquara no Rio Grande do Sul, fábrica da Mineoro e lá concretizamos o tão ambicioso negócio.

Esse equipamento de alta tecnologia e alto custo para a época foi financiado pela CREFISUL em doze mensalidades.

Já em Garopaba, baseados em informações de nativos, iniciamos a pesquisa sempre à noite nos locais indicados. O equipamento tinha um dispositivo de seleção: metais nobres e ferro. Numa das pesquisas na região de Ambrósio, detectamos um campo de materiais nobres e partimos para escavar o terreno que após duas horas de muito suor, conseguimos sacar o tesouro - um prego de cobre de quinze centímetros.

No Siriú também após muitas escavações, conseguimos uma chapa de latão picotado, usado nos engenhos de farinha. Aqui no centro, em mais uma das noites de buscas descobrimos um grande campo magnético a meia altura de um muro ao lado do casarão histórico na subida da vigia.

Na emoção de ter descoberto um grande tesouro lacrado no centro da parede centenária, não selecionamos a chave metais nobres. Após um diálogo entre os quatro, decidimos demolir o muro.

Dois parceiros partiram em busca de marreta e instrumentos de demolição, enquanto aguardávamos na escuridão a uma da manhã, as ferramentas destruidoras. Logo em seguida os emissários retornaram com a informação que havia uma grande placa de propaganda da Coca Cola pregada no lado oposto do muro. Muitas e muitas noites perdidas, mas a alegria e emoção sempre se faziam presente no meio do grupo.

Prejuízo eminente, porém as prestações do equipamento nunca apareceram.

Na época a central da Crefisul era localizada no Edifício Joelma em São Paulo, que sofreu um incêndio queimando junto arquivos que guardavam nosso financiamento. Ufa, dos males o menor, mais valeu nossa experiência e grandes emoções EM BUSCA DE TESOUROS.

Nivalo de Abreu Vavá Teletron

Comentários
RICARDO garopaba BLAUTH GAROPABA - SC - 27/01/2012 às 23:07:41
alo Caçador de Tesouros.

O aprendizado narrado no texto rendeu atividade fisica e companheirismo. A sorte tambem os livros de maiores prejuisos. Ganhamos nós nos deliciando com a narrativa. Assim como esta um nativo deste local maravilhoso deve ter outras para compartilhar. Esperamos ansiosos , como os jivens aqui descritos, pelos novos tesouros que podem sair em suas postagens..

HA.....BRAÇOS

RICARDO Garopaba BLAUTH
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 28/01/2012 às 17:42:10
Muito bom, três coisas a salientar, vocês todos tiveram, coragem, companheirismo, e uma idéia bem diferente, ou seja, criativos; mostra o resultado de quem és hoje, alguém que sempre pensou á frente do seu tempo; agora quem era os outros três? Fiquei bem curioso...
Nivaldo de Abreu Garopaba Centro - SC - 28/01/2012 às 22:51:56
Blauth e Andrei, grato pelos comentários, porém não é possível traduzir num texto a emoção, as decepções a fome a sêde e sono que vivenciamos.Faria tudo de novo se voltasse meus dezoito anos. Os amigos eram : Nazário Ávila [Falecido mês passado de uma infecção renal,em Itajaí], Luiz Ávila seu irmão [também falecido aqui em Garopaba] e Valter Nascimento, meu primo residente atualmente em Itajaí. Abraços!!!
Fernando Bitencourt Garopaba - SC - 30/01/2012 às 12:01:55
Falaí Vavá, sucesso a Todos...
Linda iniciativa e prova de q a curiosidade nos leva adiante...
Aprendi q ao procurar uma coisa se acha outras interessantes.
Nesse caso o companherismo e a coragem.
Devo lembrar q os maiores tesouros de Garopaba estão ao alcance das mãos e dos olhos - sua natureza exuberante e a cultura local...
Regina S. da Silveira Palhocinha -Garopaba - SC - 03/02/2012 às 14:55:37
Acho que vcs estão escondendo o ouro, confessa!
Cidiney Mello Garopaba - SC - 06/02/2012 às 09:03:56
Eu fico imaginando a cara de vocês, na hora que descobriram a placa da Coca-Cola no outro lado do muro. Cômico...
gilmar da encantada encantada - SC - 18/04/2012 às 13:16:46
Vavá, que felicidade ouvir tua história. Naquela época, adquiri da Crefisul todos os créditos para nossa região. Os registros dessa transação se perderam no incêndio do ed. Joelma. Que bom saber que ao menos um dos créditos a que eu tinha direito foi publicamente reconhecido e será honrado com o devido pagamento, e corrigido monetáriamente, é claro... Vou oferecer um churrascão aos amigos !!!
NIVALDO ABREU PALHOÇA - SC - 26/09/2012 às 20:04:51
NA BUSCA DE TESOUROS NOS FAZ LEMBRA DE MUITAS HISTÓRIAS CONTADAS POR NOSSOS FAMILIARES. E QUE A UNIÃO FAZ A FORÇA ENTRE NÓS.
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari