Colunistas ver todos
Título da matéria

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Corrida do Pescador

31/01/2012, às 14:36:34 - por Jean - Fonte: AllPress
Fonte:

Garopaba terá um fim de semana movimentado com eventos que mostram um pouco das características da cultura do local, onde a pesca, o surf e a devoção fazem parte do cotidiano da comunidade. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inicia nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. No fim de semana, tem Corrida de Pescador e Art Surf Music Festival.

Duas procissões - pela Praia, no sábado à noite, e Marítima, no domingo à tarde –, missas festivas e uma celebração no centro histórico da cidade fazem parte das atrações da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Garopaba. A tradição da festa teve início em 1921, na época da fundação da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes. O evento costumava ser realizado no período da pesca da tainha. Os pescadores iam ao mar e depois de vender o peixe doavam o dinheiro para a realização do festejo. Com o passar dos anos, a festa passou a ser realizada com doações da comunidade e o apoio do poder público, sem abrir mão da participação dos pescadores e sua devoção a Nossa Senhora.

Já a Corrida de Pescador, que atrai participantes de diversas praias de litoral catarinense, foi criada para valorizar o trabalho do pescador artesanal. Durante a competição, eles simulam o lanço de tainha utilizando as tradicionais canoas de um pau só, que costumam ser usadas entre os meses de maio e junho na captura do peixe. Para participar, a equipe de pescadores precisa ter uma canoa de um pau só, com seis tripulantes: um patrão, um "chumbereiro" e quatro "remeiros", além de dois estivadores em terra. Na competição de caícos, outra modalidade da prova, é utilizado apenas um barco de madeira de dimensões menores, com apenas um remeiro, também usado no dia a dia do pescador, auxiliando no transporte da tripulação até a embarcação maior e na pesca com tarrafa. Nas duas competições, os participantes buscam o título de canoa mais veloz da região. A Corrida também faz parte das festividades de Nossa Senhora de Navegantes.

Além da fé, devoção e cultura da pesca artesanal, Garopaba possui algumas das melhores praias para surf do País, fazendo do esporte uma tradição local. Para reverenciar a cultura do surf, neste fim de semana, a cidade sedia o Art Surf Music Festival com diversas atrações como os shows do músico britânico Samuel J, que recentemente abriu o show de Ben Harper; de Teco Padaratz e banda e de Kinho Surf Roots, além dos DJs A.G.O. e Dyogo Silva, que animam a festa Summer Party Beach Culture, no sábado à noite, no Mormaii Beach Club.

O Art Surf Music acontece durante todo o final de semana e terá também exposições do fotógrafo Paulo Armando e da artista plástica Mara Moraes; e fotos e vídeos de Israel Severo. No Espaço Shaper, o artista Johnny B Good vai fazer uma prancha, que será customizada pelos artistas do evento e sorteada ao público no domingo. No Espaço Surf Kids, destinado a garotada que gosta de surf, a Turma do Prancha, que procura aproximar as crianças de práticas que valorizam o respeito à natureza, associando cuidados com o meio ambiente ao esporte, trará divertidas brincadeiras. No sábado, durante todo o dia, o DJ A.G.O. anima o evento e, no domingo, haverá shows com Marcondes e A Função e da banda Seu Bené.

Todas as atrações e eventos integram a programação da segunda edição do projeto Garopaba Sem Stress, promovido pela Prefeitura Municipal de Garopaba, que até o final do mês de março realiza competições esportivas, apresentações culturais, atrações musicais e recreação nas praias, sempre aos finais de semana.

O Garopaba Sem Stress é apresentado pela Skol, e conta com o patrocínio do Farol Shopping, Postos Ipiranga, Supermercado Silveira e Garopaba Mar Hotel, além do apoio da Personal Glass, Arena Ferrugem e Morada Prainha. A realização é da Prefeitura Municipal e a promoção é da Rádio Atlântida.

Serviço:

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Missas

Quando: de quinta-feira (2) a domingo (5), na Igreja Nova (Praça Governador Ivo Silveira).

Procissão pela Praia

Quando: Sábado (4), às 20 horas

Onde: Praia Central de Garopaba

Procissão Marítima

Quando: Domingo (5), às 16 horas

Onde: Praia Central de Garopaba

Celebração

Quando: Domingo (5), às 17 horas

Local: Praça 21 de Abril, no Centro Histórico

Corrida de Pescador

Competição com Caícos a Remo

Quando: Eliminatória, sábado (4), às 14 horas. Final, domingo pela manhã.

Onde: Arena Esportiva - Praia Central de Garopaba

Competição com Canoas de um Pau Só

Quando: Eliminatória, domingo (5), às 8 horas. Final, domingo pela manhã.

Onde: Arena Esportiva - Praia Central de Garopaba

Inscrições gratuitas a partir desta quarta-feira (1/2) na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba (Rua Aderbal Ramos da Silva nº 229 – Centro Histórico de Garopaba), das 13h às 18h. Fone: (48) 3254-8173.

Art Surf Music Festival

Quando: Sábado (4) e domingo (5)

Onde: Mormaii Beach Club - Garopaba - SC

Horário: Das 9h às 19h

Atrações: Espaço Shaper, Espaço Surf Kids, exposições do fotógrafo Paulo Armando e da artista plástica Mara Moraes; e fotos e vídeos de Israel Severo

Entrada franca

Summer Party no Mormaii Beach Club

Quando: Sábado às 23 horas

Onde: Mormaii Beach Club - Garopaba - SC

Atrações: Samuel J, Banda Kinho Surf Roots, Show Teco Padaratz e Banda, DJ A.G.O. e DJ Dyogo Silva.

Ingressos: R$ 30 (homens) e R$ 15 (mulheres) no local.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari