Colunistas ver todos
Título da matéria

Moradora da Ferrugem dá Exemplo de Ecologia

06/02/2012, às 14:45:16 - por Jean - Fonte: Diário do Sul
Fonte:

Um belo exemplo de consciência ecológica e de atitude circula todos os dias na paradisíaca praia da Ferrugem, em Garopaba. Fonoaudióloga de formação e amante do surf e da natureza por opção, Luana Fabíola Santos, entre uma aula e outra das que ministra em sua escolinha de surf, sai de uma ponta a outra da praia catando os diversos tipos de resíduos, principalmente os chamados microlixos, deixados pelos frequentadores.

Durante o verão, Luana enche garrafas pets, principalmente com bitucas de cigarro que são arremessadas na areia. A surfista, nascida em Balneário Camboriú, além de recolher o lixo, distribui lixeiras e materiais informativos e também conscientiza as pessoas, especialmente crianças.

Ela teme que num futuro próximo aconteça com a areia da Praia da Ferrugem o mesmo que aconteceu com a da sua terra natal, que devido à poluição hoje tem a faixa de areia dura e quase sem vida.

“Explico para as crianças a importância de não jogar lixo na areia, pois os caranguejos, por exemplo, se alimentam de detritos e micro-organismos. Muitos deles estão morrendo de câncer por causa dos açúcares presentes nas bitucas. E são os caranguejos os responsáveis por deixar a areia limpa, branquinha e soltinha, com vida”, explica Luana.

A instrutora de surf também divulga os vários sítios arqueológicos e riquezas naturais e outros atrativos culturais da região. Na sua escolinha, a instrutora ensina, além do surf, a valorizar e respeitar as riquezas naturais e incentiva o turismo cultural. Com ela, as crianças conhecem desenhos rupestres, sambaquis e indícios de antigas cerimônias presentes em Garopaba e região.

A fonoaudióloga comemora uma mudança de atitude por boa parte dos moradores e até mesmo alguns turistas. “É gratificante perceber que o pessoal percebeu a melhora no nosso meio-ambiente. Vejo que apareceram novos adeptos depois de mim e já virou uma pequena corrente. Melhor para a natureza e para nossas futuras gerações”, finaliza, cansada, após mais uma coleta.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari