Colunistas ver todos
Título da matéria

Festa de Nossa Senhora de Navegantes e Corrida do Pescador

07/02/2012, às 14:24:07 - por Jean - Fonte: AllPress
Fonte: Marcus Israel

Eventos que uniram esporte e cultura fazem parte da programação do Garopaba Sem Stress, projeto de verão promovido pela Prefeitura. Procissões na praia e no mar reuniram devotos da padroeira dos pescadores, que também testaram sua habilidade na disputa entre canoas.

O final de semana de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes reuniu moradores e turistas na praia Central de Garopaba. Cerca de duas mil pessoas participaram da festa dedicada à padroeira daqueles que vivem do mar, que contou com duas procissões: uma do centro histórico à praia e outra em alto mar. Barcos enfeitados com flores e bandeiras coloridas levaram “oferendas” a Santa, que na cultura candomblé é conhecida como Iemanjá. Também foram realizadas missas e uma celebração em praça pública no centro da cidade.

Outro evento que fez parte das festividades religiosas, a Corrida do Pescador, também lotou as areias de Garopaba. A terceira edição da competição que foi criada para valorizar o trabalho do pescador artesanal foi bastante disputada. Mas pelo segundo ano consecutivo, os pescadores da praia do Siriú não deram chances aos adversários e levaram o título de canoa mais rápida da região, conquistando o bi-campeonato na categoria canoa de um pau só. A equipe da praia do Silveira ficou em segundo, seguida da equipe da praia do Ouvidor, em terceiro. A competição entre caícos foi cancelada devido às condições do mar.

“O público que compareceu presenciou uma demonstração da fé e da cultura do nosso povo, que é muito ligado ao mar. As celebrações a Nossa Senhora dos Navegantes foram emocionantes e a competição entre os pescadores sempre é uma festa para a comunidade”, destaca o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba, Marcus Israel.

Todas as atrações e eventos integram a programação da segunda edição do projeto Garopaba Sem Stress, promovido pela Prefeitura Municipal de Garopaba, que até o final do mês de março realiza competições esportivas, apresentações culturais, atrações musicais e recreação nas praias, sempre aos finais de semana. No próximo sábado (11) e domingo (12), é a vez dos esportes radicais: moutain bike e cross country (corrida em terreno acidentados), passando por praias e trilhas até as areias do Macacu.

O Garopaba Sem Stress é apresentado pela Skol, e conta com o patrocínio do Farol Shopping, Postos Ipiranga, Supermercado Silveira e Garopaba Mar Hotel, além do apoio da Personal Glass, Arena Ferrugem e Morada Prainha. A realização é da Prefeitura Municipal e a promoção é da Rádio Atlântida.

Resultados da 3ª Corrida do Pescador

Categoria canoa de um pau só

1º - praia do Siriú, com a canoa Gislaine.

2º - praia do Silveira, com a canoa Ana Paula.

3º - praia do Ouvidor, com a canoa Vai na Certa.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari