Ótica Luna
09:14 Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
  • Dia do Ministério Público
  • Dia do Engenheiro de Pesca
Colunistas ver todos
Título da matéria

Santa Catarina apresenta o maior nível de bem-estar econômico do Brasil

07/02/2012, às 16:00:27 - por Fala Garopaba - Fonte: DC
Fonte: Julio Cavalheiro / Agencia RBS

Estado obteve as melhores posições nos quesitos qualidade de vida e boas condições econômicas.

Santa Catarina é o estado do Brasil com maior nível de bem-estar ecônomico, aponta uma pesquisa da Escola Superior de Agricultora Luiz de Queiroz, da USP. Nos anos de 2002 e 2008, foram avaliados as taxas de consumo, capital, equidade social e seguridade econômica, o que garantiu aos catarinenses as melhores posições nos quesitos qualidade de vida e boas condições econômicas.

Outros estados que ficaram bem colocados, nos dois anos avaliados, foram São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Os piores índices foram obtidos por Alagoas.

O estudo da USP utilizou um novo indicador de acesso aos recursos econômicos, o Índice de Bem-Estar Econômico (IBEE), que leva em consideração quatro variáveis: os fluxos de consumo, obtido pelos indicadores de consumo privado e consumo público; riqueza real — legado intergeracional, resultante dos indicadores capital físico, capital humano, gastos com pesquisa e desenvolvimento e débito público; equidade, construída a partir do Índice de Gini (índice de desigualdade de renda) e do Índice FGT (índice de intensidade de pobreza); e seguridade econômica, formada pelo indicadores de risco de desemprego, risco financeiro associado à doença, risco de pobreza em idade avançada e risco de violência.

A pesquisa foi motivada pela necessidade de construção de um indicador sintético de bem-estar econômico que fosse capaz de englobar os aspectos de padrão de vida decente. O índice é importante para subsidiar a implementação e o monitoramento de políticas públicas, além de tornar transparente a situação econômica da população.

PIB e PIB per capita

Atualmente, o indicador mais utilizado para mensurar o bem-estar econômico é o Produto Interno Bruto (PIB), além de sua variante, o PIB per capita, o qual considera apenas a renda como medida de bem-estar. O PIB mede o total de bens e serviços produzidos em uma economia, enquanto o PIB per capita pondera esse valor total em relação ao tamanho da população. O novo índice considera também os fluxos de consumo, distribuição de renda e seguridade econômica.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari