Colunistas ver todos
Título da matéria

Qual a diferença entre Psicologia Clínica e Psicoterapia?

26/02/2012, às 16:11:40 - por Jóici Jordão Psicóloga - Fonte:
Fonte:

Querido leitor, gostaria de compartilhar com você algo que se apresenta de forma a gerar dúvidas para muitas pessoas. Psicologia Clínica e Psicoterapia, qual a diferença?

Entendo que PSICOLOGIA CLÍNICA é uma estratégia de abordagem do objeto de estudo psicológico. Estratégia se refere às ações planejadas de caráter intencional (BOHOSLAVSKY, 1977).

O que isso quer dizer? Significa que há uma forma de olhar para um fenômeno que aparece em uma dada relação, seja ela qual for. Há um profissional – psicólogo – atuando em um determinado contexto com esse olhar clínico. Portanto este termo – Psicologia Clínica – pode ser empregado para se estudar qualquer tipo de comportamento (sadio ou doente).

A psicologia clínica é uma ciência que pensa o homem em relação e a repercussão que esta relação tem nele, na sua história, na sua forma de ser no mundo. Visa o bem estar e a qualidade de vida do mesmo, utilizando-se do método clínico. Ela tem como base a observação e análise aprofundada de casos individuais. Sua criação teve inicio no final do século XIX por alguns médicos psiquiatras e neurologistas, em especial ao Sigmund Freud, que mais tarde fundou a Psicanálise sua teoria e técnica de trabalho psicoterápica.

O método é algo que me possibilita ter clareza teórica daquilo que terei como prática profissional. Podemos dizer que método é um procedimento embasado por uma teoria, a qual possui visão especifica de homem e de mundo.

Temos dois tipos de método em psicologia, a saber: o experimental e o clínico. O primeiro parte de uma idéia para ser comprovado na prática e o segundo parte da prática para a teoria.

A estratégia clínica pode ser empregada para conhecer, investigar, compreender, modificar o comportamento dos seres humanos nos âmbitos psicossocial (individual), sociodinâmico (grupal), institucional ou comunitário. Assim inclui a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção e avaliação.

Enquanto que PSICOTERAPIA (do grego psykhē - mente, e therapeuein – curar) refere-se a um processo dialético efetuado entre um profissional psicólogo (psicoterapeuta) e o cliente (aquele que procura o serviço).

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (Resolução CFP n.º 010/00): “A Psicoterapia é prática do psicólogo por se constituir, técnica e conceitualmente, um processo científico de compreensão, análise e intervenção que se realiza através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos”.

Então podemos dizer que a Psicoterapia é um tratamento, pois apresenta um foco específico. Por exemplo, quando procuro um psicólogo para fazer psicoterapia é porque algo não está bem, há um desconforto emocional. A psicoterapia é uma das modalidades de trabalho do psicólogo.

Com isso compreendemos que Psicologia Clínica é mais ampla e contém a psicoterapia, assim como as outras modalidades de trabalho do psicólogo, a saber: psicologia escolar, orientação profissional, psicologia organizacional, psicologia jurídica, psicologia do esporte e assim por diante.

Referências

BOHOSLAVSKY, Rodolfo (1977). Orientação Vocacional: A estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes.

POL, Psicologia Online. Retirado de: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/legislacao/resolucao/. Acesso em: 22/02/12

________________________________________

Jóici Jordão

Psicóloga – CRP 12/10147

Fone: (48) 9146-3025 / (48) 9970-1927

Site: www.creser.psi.br

Rua Ismael Lobo, 60 | Sala 04 | Centro | Garopaba

Comentários
Designer Marilia Meu primo pediu para pegar o seu telefone e após achar seu site percebi que há diversas melhorias que poderiam ser implementadas tanto no design quanto no posicionamento dentro do Google. Seu site tem um bom potencial mas não aparece nas primeiras posiçõe - AC - 19/10/2016 às 05:40:29
Meu primo pediu para pegar o seu telefone e após achar seu site percebi que há diversas melhorias que poderiam ser implementadas tanto no design quanto no posicionamento dentro do Google. Seu site tem um bom potencial mas não aparece nas primeiras posições do Google com algumas palavras-chave básicas do seu ramo enquanto alguns de seus concorrentes aparecem bem melhor ranqueados. Trabalho na empresa Sitepor500 que é a primeira colocada no Google brasileiro e uma das maiores Agências Digitais do Brasil com mais de 40 mil curtidas no Facebook, certamente podemos lhe ajudar a atrair novos usuários com um site mais otimizado e bonito. O conteúdo de seu site está muito bom porém o design, na minha opinião, é básico e afeta um pouco a credibilidade além de que o posicionamento atual do seu domínio no Google poderia ser melhorado bastante. Se tiveres interesse podemos lhe apresentar uma nova proposta para seu site, basta entrar em contato ou acessar nossa página em sitepor500.com.br
Marilia Designer Florianopolis - AC - 27/03/2017 às 06:59:41
Entrei na sua página para encontrar seu telefone e quando vi o design do site achei que pudesse lhe ajudar. Trabalho com design e com certeza posso melhorar bastante a apresentação de seu site para que os usuários encontrem mais rapidamente o que procuram além de que consigo fazer com que seu site apareça melhor ranqueado dentro do Google. Simulei algumas buscas básicas e seu site tem espaço para subir no Google e aparecer acima de seus concorrentes. Trabalho na SitePor500 que é referência no Brasil no ramo de criação de sites, prova disso é que somos a primeira colocada no Google Brasileiro no ramo web e com certeza poderemos lhe ajudar! Se tiveres interesse em melhorar o retorno e a aparência de seu site visite nossa página sitepor500.com.br que será um prazer lhe atender!
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari