Colunistas ver todos
Título da matéria

Você sabe o que é Identidade Cultural ?

28/02/2012, às 11:44:52 - por Paulo Botafogo - Fonte: PB
Fonte:

VOCÊ SABE O QUE É IDENTIDADE CULTURAL?

QUANDO Sérgio Leite, engenheiro agrônomo da Epagri me convidou para fazer as fotos das “Cartas de Identidade Culturais”, eu tinha idéia do que seria, mas não de sua decisiva importância. Fiquei feliz de trabalhar com o Sérgio e com Mauro de Bonis, mestre do design. Os valores tradicionais de Santa Catarina são de muita beleza e importância, e essa identidade cultural deve ser valorizada, seguindo uma tendência mundial. As Cartas, do litoral norte e do sul foram um trabalho primoroso do Mauro, e planeja-se sua distribuição em todo o estado. Agradeço essa oportunidade que me fez gostar ainda mais da região, conhecendo mais de perto a beleza e importância de seus valores culturais e a simpatia e dinamismo de sua gente.

O TRABALHO ainda incluía a cobertura do “Forum Intercontinental de Desenvolvimento Sustentável com Identidade Cultural e Territorial” que teve sua sede em Balneário Camboriu dos dias 21 a 24 de novembro de 2011, incluindo Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba. Um evento importante com a presença de representantes de 13 países da América Latina, Europa e África. O DTS-IC mostrou como comunidades como Toscana e Emilia Romana (Italia), Chiloé (Chile) e o Vale da Colca (Peru) hoje são destinos turísticos reconhecidos como exemplos de desenvolvimento sustentável com a efetiva participação de sua comunidade, valorização cultural e respeito ambiental. É simples. Olhar para dentro.

A RIQUEZA CULTURAL de Santa Catarina é tão grande que foram organizados cinco grupos de visitação, cabendo a mim acompanhar o grupo que visitou o Centro Sul, começando por Paulo Lopes, no sitio Don Natural, administrado por Glauco Sell, Rosa e Talita. A família abastece uma das principais feiras de produtos orgânicos de Florianópolis, e serviu aos visitantes deslumbrados um café colonial só com produtos típicos da região. Depois fomos para o lindo Macacu, em Garopaba, conhecer o alambique e engenho de farinha do Sr.José Constâncio e família, e os produtos artesanais da região e do Morro do Fortunato. Um instante de história e sabedoria. O almoço foi em Imbituba com frutos do mar na Pousada típica do Lédio e Cida Silveira. Os visitantes do Brasil e dos outros países sempre queriam saber tudo sobre o funcionamento das entidades culturais, e os debates enriqueciam.

AINDA TINHA MAIS, muito mais. A visita ao rancho de pesca do Sr.Anastácio, na Praia do Rosa. Esse filósofo da vida e do mar é uma lenda da região, e além do cenário, suas colocações surpreenderam doutores de outras áreas. Depois rumamos para a Ressacada conhecer o engenho de farinha do Sr.Virginio, para saborear um café acompanhado por tapioca, beiju, cuscuz, broas, roscas, doces e sucos da região. Uma linda surpresa. Um Terno de Reis de alto nível fez uma apresentação espetacular, criando um cenário de sonho. Essa é uma Identidade cultural forte e importante. A programação ainda previa um por-do-sol na Lagoa do Mirin, no espetacular Porto da Vila, em Imbituba, para um jantar à base de peixe e pirão. Um show. Assim como um Boi de mamão apresentado por crianças, num espetáculo emocionante. EMPRESÁRIOS E AGENTES de turismo que participaram dos roteiros ao lado dos convidados internacionais, descobriram “diamantes territoriais” que precisam de trabalho e investimento para oferecer renda para as comunidades tradicionais. NO FORUM, em Balneário Camboriú, o presidente da Cresol, Sr.Wanderley Zigger e o prefeito Luiz Nestor assinaram o 1º.Convênio para o desenvolvimento da pesca artesanal e apoio à agricultura ecológica. Crédito para quem não é atendido pelo sistema tradicional. Uma revolução. O momento é favorável, é hora de um olhar amoroso e profissional para Santa Catarina, para o Brasil. Precisamos acompanhar o movimento mundial. Cuidar, valorizar nossa maior riqueza. A nossa Identidade Cultural.

Comentários
QUARESMA Garopaba - SC - 28/02/2012 às 15:42:18
É isso ai Paulão, senti firmeza.
Um abraço Quaresma
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari