Colunistas ver todos
Título da matéria

Canoa de Garopaba vence em Bombinhas

20/03/2012, às 00:02:03 - por Fala Garopaba - Fonte: Celso Martins
Fonte: Celso Martins

Canoa de Garopaba vence corrida de canoa a remo em Bombinhas

A canoa Gislaine, da praia do Siriú, venceu o 12ª Festival de Embarcações a Remo e 7º Festival Catarinense de Canoa a Remo, realizado neste domingo (18.3) no município de Bombinhas. As disputas reuniram dezenas de canoas, caiaques e caíques, acompanhadas por centenas de pessoas na praia.

Cerca de 20 canoas, esculpidas num único tronco de árvore, principalmente as de garapuvu, participaram das corridas com dois, três e quatro remos. Os dois festivais encerraram a programação dos 20 anos de criação do município de Bombinhas, distante cerca de 70 quilômetros de Florianópolis.

Participaram competidores de Bombinhas, Bombas, Itajaí, Garopaba e Florianópolis. Getúlio Manoel Inácio levou sua canoa do Campeche. Do Pântano do Sul chegou a canoa Osmarina. “Viemos na sexta-feira a remo desde lá”, conta Arante Monteiro Filho (Arantinho), acompanhado do pai, o velho Arante, e da mãe, dona Osmarina.

O empresário Armando Gonzaga, pesquisador de embarcações tradicionais do litoral brasileiro, acompanhou atentamente as competições, observando principalmente as canoas.

As Serpa

Na modalidade canoa feminino com três remos, as primeiras a chegar à praia foram as irmãs Marivone e Alexandra Maria Serpa, junto com Duceli Cordeiro, tendo como mestre o experiente João Elpídio Serpa, à bordo da canoa Samaria. É o quarto ano seguido que elas vencem a disputa, bastante comemorada com familiares e amigos de Bombinhas, onde residem.

Dois remos

Na disputa de canoa com dois remos ficou uma dúvida sobre quem teria chegado em primeiro lugar: os tripulantes da Nossa Senhora Aparecida ou da Bela Vista? Para a comissão organizadora a vitória foi dos primeiros. Entretanto, acabou sendo formada uma comissão incluindo os mestres das duas embarcações para esclarecer as dúvidas.

No final foi aceita a vitória da Nossa Senhora Aparecida (Bombas), com os remadores Márcio Silva (Marcinho) e Rosenildo Melo (Neném da Rosa) mais o mestre Kenko Melo.

Quatro remos

A disputa mais esperada foi vencida pela canoa Gislaine, de Garopaba, cuja numerosa torcida vibrou e aplaudiu a chegada dos tripulantes à praia: Sérgio Abreu, Antônio dos Passos, Paulinho Martins e Manoel Claudir (Didi), acompanhados do mestre Adilson Melo. É a terceira vez que vencem a competição. Em 2010 ficaram em segundo lugar.

Caíque

A corrida de caíque (bateira) foi vencida por pai e filho: Gilmar Pinheiro, 46, e Fabrício Pinheiro, 12.

Por Celso Martins (texto e fotos)

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari