Colunistas ver todos
Título da matéria

Algumas fotos e uma definição

29/03/2012, às 15:31:30 - por Professor Rui - Fonte: Pesquisa no Site " Transparência Brasil"
Fonte: Rui Barcellos

Estive presente na Audiência Publica sobre o PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE GAROPABA, e o parecer técnico da equipe da CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, sobre os locais para implantação da estação de tratamento de esgotos da região central do município. Vou me dar ao direito de publicar apenas fotos do Encontro e colocar a definição de Controle Social publicado no Portal "Transparência Brasil".

Controle Social

As idéias de participação e controle social estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.

É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e de exercer o controle social do gasto do dinheiro público.

Comentários
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 29/03/2012 às 18:32:32
È o paradoxo da polis moderna, que pouco se interessa por política, não somos politizados, não sabemos dos nossos direitos, não conhecemos as leis, não exercemos e nem educamos para a cidadania, as raras exeções que de fato são civilizados,apenas se cansa; e aposta suas fichas na individualidade e na iniciativa burguesa, ou insistem em lutar mas vivem se frustrando, por que sabem que vai demorar para cordar do sono da vasta ignorância que asola este chão, assim falo isto tudo, por que infelizmente o que está indicado no controle social é uma ficção, as audiências servem para depois ser desrrespeitadas, todos sabemos disso, lembra a da permanência da Casan e a do plano diretor, logo...
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari