Colunistas ver todos
Título da matéria

Aviso aos navegantes: Sou e sempre serei a favor do Saneamento Básico

12/04/2012, às 00:19:09 - por Professor Rui - Fonte: Rui Barcellos
Fonte: Rui Barcellos

Esta matéria pode parecer que está um pouco defasada no tempo, mas não, acontece que tive inicialmente que respirar fundo e fazer alguma reflexões para poder escrever sem nenhum sentimento de raiva ou vingança diante dos fatos que vivenciei e passo a comentar.

Estive presente na Audiência Publica, convocada pela Prefeitura Municipal de Garopaba, realizada no dia 28 de março de 2012, às 19:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, e que teve como principal objetivo a apresentação para a comunidade o andamento dos trabalhos do PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE GAROPABA, e o parecer técnico da equipe da CASAN - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, sobre os locais para implantação da estação de tratamento de esgotos da região central do município. Devo confessar aos leitores que nunca em minha vida tive um patrulhamento ideológico tão feroz como o que tive naquela Audiência e nos dias que seguiram. Eu e o Dentista Ernesto Boesel fomos taxados publicamente de ser contra a implantação da Estação de tratamento de Esgoto em Garopaba e de prejudicar o desenvolvimento da cidade. Em meu nome faço questão de dizer que meu primeiro emprego no ano de 1965 foi no Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), tendo trabalhado por quinze anos na implantação em vários bairros do Esgoto Cloacal e Pluvial daquela cidade, portanto sei bem da importância deste serviço para toda a população principalmente na área da Saúde Publica. Quem me conhece sabe que tenho mais de quarenta anos de militância comunitária, em Garopaba já são 15 anos e duvido que alguma pessoa tenha algum fato que desabone meus atos como cidadão, sempre estive pautado na ética e na lisura de meu fazer cotidiano, nunca me escondendo de ninguém e nem deixando de dar minha opinião e principalmente respeitando as opiniões contrárias a minha. Sou um homem do diálogo em qualquer situação. Lutei durante grande parte de minha vida contra a ditadura militar que vivemos em nosso país e a palavra “Controle Social” foi e será sempre minha bandeira de luta, ou seja, os cidadãos podem e devem intervir na tomada da decisão nos atos da Administração Pública, orientando a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e, ao mesmo tempo, exerçam o controle sobre a ação do Estado, exigindo que os gestores públicos prestem contas de sua atuação.

A participação contínua da sociedade na Administração Publica é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas do governante.

Repito é de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar da gestão pública e de exercer o controle social tirando todas suas duvidas, por mais elementar que ela pareça, foi apenas isto que fiz na referida Audiência, mas como estamos em ano eleitoral os nervos estão aflorando, mas podem ter certeza caros leitores que o direito de manifestação ainda não foi revogado de nossa Constituição, portanto devagar com o andor que o santo é de barro. Devemos lembrar sempre que um país democrático se faz no dia a dia com a participação de todos e não de apenas uns privilegiados, que não devem esquecer que estão no Poder temporariamente.

Comentários
Andrei Linhares Areias de palhocinha - SC - 12/04/2012 às 10:50:37
primeiramente és exatamente a pessoa descrita neste desabafo, e lembro-me sempre da tua pessoa quando o tema é democracia, já tive a oportunidade de trabalhar de forma articulada contigo e do aval a tuas atitudes sãns e bem medidas dentro dos ns regimentos que existem, entedes deles, os pratica e ainda tem a ensinar, aos leigo...

E esta é a palavra de afronta, pois, que faz este tipo de perseguição são leigos, comandados pelas mentes não democráticas, já critiquei várias vezes a tal democracia do país que vivemos, e a idéia de República, que não e nunca foi parcipativa ela no máximo e representativa, e representa apenas uma casta, até os camaradas de esuqerda se iludiram com esta lógica, e falta de conhecimento principalmente dos direitos e deveres constituídos desde de 88, fabricou um povo que não é crítico de si e do sistema e muito menos um cidadão legítimo na prática, a guerra e só de interesses, espúrios diga-se de passagem, motivos torpes infestaram a nossa nação, e não seria diferente aqui, e te comentei aquele dia, sobre os que insistem na luta e vivem se frustrando, e decepcionando com a gasta democracia de mentira do Brasil, só sobra o direito de se indgnar mais nada...
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari