Colunistas ver todos
Título da matéria

Publicidade digital cresce o dobro da média do mercado

19/04/2012, às 15:04:43 - por Fala Garopaba - Fonte: Terra
Fonte: AdMonsters - Divulgação

A confiança no Brasil como grande potência do mercado de publicidade online está em alta - e não poderia ser diferente. Dados recentes mostram que o País tem taxas elevadas de crescimento dos usuários que acessam a internet, ao mesmo tempo em que o mercado de publicidade online também cresce fortemente.

Segundo pesquisa recente do Ibope Mídia Online, o Brasil atingiu a marca total de 79,9 milhões de internautas em 2011, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Na publicidade online, a aceleração foi bem maior. Segundo dados do projeto Inter-Meios, realizado pelo jornal Meio & Mensagem, a propaganda na internet cresceu 19,63% no ano passado, contra uma elevação média de mercado de 8,54%. Foi o meio que mais avançou.

Em termos de share do mercado publicitário, a internet chegou a um índice de 5,11%. Isso significa uma participação maior do que setores tradicionais, como TV por assinatura (4,19%), rádio (3,97%), mídia exterior (3,02%) e guias e listas (1,12%). A internet ainda está bem longe da hegemonia da televisão aberta (63,3%), mas já se aproxima do faturamento publicitário das revistas (7,15%) e representa quase metade do mercado de jornais (11,83%).

Outro levantamento, o AdRelevance, serviço do Ibope Nielsen Online que monitora a publicidade na internet brasileira, mostrou que, no final de 2011, os anúncios por meio de banners cresceram 45% frente a 2010.

O que é preciso para crescer mais

Graças a essa expansão digital brasileira, eventos como AdMonsters, que acontecerá em 24 de abril, em São Paulo, chegam ao País para ajudar a preparar e desenvolver ainda mais o mercado de mídia digital.

Nas palestras e debates, temas como operação eficiente da publicidade online - tanto do ponto de vista de agências e anunciantes, quanto dos proprietários de sites - estarão na ordem do dia. Para ter operações mais eficientes, além da qualificação cada vez maior da mão de obra, é preciso também investir em tecnologia - e esse deverá ser outro foco das conversas no AdMonsters. O Google, por exemplo, lançará no evento a plataforma DoubleClick Ad Exchange (ADX), que tem por objetivo melhorar o desempenho das campanhas, ao mesmo tempo em que ajuda os administradores de sites a dar mais rentabilidade para suas páginas.

Mas, além das questões próprias do mercado, o crescimento futuro da internet no Brasil depende de novos investimentos em infraestrutura de conexão, principalmente em áreas mais remotas do País. De acordo com o Ibope, a velocidade dos acessos de banda larga da internet brasileira é de apenas 1,7 Mbps, o que coloca o Brasil em 164º no ranking mundial de velocidade. Nesse aspecto, uma das expectativas de mercado se refere à implantação do Plano Nacional de Banda larga do governo federal, que pretende expandir o acesso à web para até 70% da população até 2014.

"Países que já passaram por índices de crescimento digital semelhantes aos que o Brasil está vivenciando hoje - como Estados Unidos, Inglaterra e Japão - têm sua curva de desenvolvimento alterada, elevando-se de maneira muito mais agressiva a partir de então", analisa Marcos Cabrera, diretor de Mídia da Ogilvy e um dos palestrantes do AdMonsters. "Em virtude dessas experiências, e dos grandes eventos que vão acontecer nos próximos anos no Brasil, acredito em um cenário de crescimento, da internet e de conexão, como nunca vivenciamos antes."

Cross Content

Especial para o Terra

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari