Colunistas ver todos
Título da matéria

Fórum discute solução para resíduos sólidos nos municípios

08/05/2012, às 10:07:22 - por Fala Garopaba - Fonte: Secretaria de Articulação Nacional
Fonte: web

Uma solução para os pequenos municípios brasileiros que precisam, até 2014, se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010) foi apresentada na segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Fórum Nacional de Representantes dos Estados em Brasília (Fonare), nesta segunda-feira (7). O encontro foi conduzido pelo representante do Maranhão e presidente do Fonare, Marco Tocolini, e reuniu participantes do Distrito Federal e dos Estados do Piauí, Roraima, Rondônia, Pará, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Acre e Maranhão. De Santa Catarina esteve presente a consultora Geral da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), Lourdes Coradi Martini.

A proposta para coleta e destinação dos resíduos sólidos é da empresa gaúcha Imap que desenvolve projeto piloto no município de São Borja, no Rio Grande do Sul e também na Argentina. Conforme exposição do responsável do departamento comercial da empresa, Geraldo Meregali, a chamada solução Ecosol consiste num veículo compactador e embolsador. Ao recolher os resíduos nas residências e ficar carregado, o caminhão realiza a compactação do seu conteúdo e o envolve em uma bolsa gigante fabricada com tecido especial impermeável e com durabilidade aproximada de cem anos. Essa bolsa lacrada pode ser enterrada ou apenas disposta sobre um terreno para decomposição do material de seu interior.

Após dois anos de decomposição sem contato com o ar, o conteúdo pode ser retirado e reaproveitado. O material orgânico transforma-se em adubo, o que for reciclável pode ser coletado e o chorume é canalizado para estações de tratamento. Estima-se que aproximadamente 4 mil pequenas cidades no Brasil possam ser beneficiadas com a proposta, com custo estimado de R$ 500 mil por caminhão. Cada veículo tem capacidade para realizar a coleta de 20 mil habitantes, sendo que cada bolsa armazena 4 toneladas. Em São Borja, a solução foi implantada há um ano e três meses, recolhendo 60 toneladas de lixo por dia. “Essa é uma excelente proposta que com certeza iremos levar ao conhecimento dos municípios catarinenses”, informou a consultora da SAN.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações a serem adotados pelo Governo Federal, Estados, Distrito Federal e Municípios, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari