Ótica Luna
01:05 Domingo, 21 de janeiro de 2018
  • Dia Mundial da Religião
Colunistas ver todos
Título da matéria

Túnel do Morro Agudo na BR-101 Sul foi liberado para teste

08/05/2012, às 22:02:00 - por Fala Garopaba - Fonte: R7
Fonte: web

Equipado com o que há de mais moderno em segurança de túneis, o túnel do Morro do Agudo, obra integrante da duplicação da BR-101-SC Trecho Sul, em Paulo Lopes, iniciou nesta terça-feira a fase de testes operacionais com abertura gradativa ao tráfego. O túnel será operado com sistema de controle totalmente automatizado.

O primeiro dia de testes, que teve duas horas de tráfego liberado no sentido sul da BR-101, foi considerado tranquilo pelos engenheiros do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre).

Nesta quarta-feira, dia 9, o tráfego será liberado entre 14h e 17h e na quinta-feira entre 14h e 18h.

Confira os sistemas em teste no Morro do Agudo

Sistema de supervisão e controle de tráfego: telefonia de emergência, monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), monitoramento de imagens (três câmeras coloridas com sistema de captação e análise de imagens à distância e 10 câmeras fixas, instaladas a cada 100 metros no interior do túnel), Painel de Mensagens Variáveis (avisos dinâmicos, através de mensagens eletrônicas sobre acidentes, obras, ventos, chuvas, neblina, tipo de operação, apresentação em horários programados).

Monitoramento e controle de segurança: detecção de incêndio no interior do túnel, nas salas da subestação e do prédio de apoio administrativo/operacional.

Monitoramento e controle de iluminação e ventilação.

Sonorização do túnel (megafonia).

Sinalização de evacuação de emergência.

Monitoramento e controle da rede de hidrantes e detecção de acesso aos extintores manuais de incêndio.

Cancelas, semáforos e balizadores de tráfego.

Sistemas de vigilância e segurança patrimonial.

Centro de controle operacional: sistema de gerenciamento do túnel que concentra todas as ferramentas necessárias à manutenção da segurança, fluidez e controle das condições de tráfego do sistema.

Sistema de energia: constituído de três fontes independentes de alimentação (um gerador a diesel, um sistema de no-break e dois transformadores de distribuição a seco) para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos diversos sistemas do túnel.

As melhorias também se estendem ao sistema da concessionária de energia elétrica local, a Cerpalo. Por força do atendimento ao túnel, a concessionária melhorou suas instalações, construindo um novo alimentador de 13,8 kV, o que significa mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para toda a região.

Tráfego segue liberado, em caráter experimental, até sexta-feira (11), quando ficará definitivamente aberto.

Comentários
Publicidade:
Publicidade
Imagem Daqui Solução Gráfica & Divulgação
Rua Pref. João Orestes de Araújo, 550 - Sala 04
Centro - Garopaba - Santa Catarina
Fone: (48) 3254-6860 / 9937-3057
E-mail: contato@imagemdaqui.com.br
Desenvolvido por
Mateus Fornari